Entre em contato
A maneira comprovada de prevenir escamação no sistema de tubulação industrial

By: Jorge Solorio on Janeiro 17th, 2019

Print/Save as PDF

A maneira comprovada de prevenir escamação no sistema de tubulação industrial

CPVC  |  Sistema de Tubulação  |  Corrosão

Esta publicação é um trecho do nosso artigo de recursos, “Metal x Sistema de Tubulação CPVC - O CPVC pode superar a tubulação de metal em aplicações industriais?” 

 

Para aplicações industriais exigentes, os materiais de tubulação de metal, como aço carbono ou aço inoxidável, são a escolha tradicional. No entanto a escamação representa significativa ameaça para metais em aplicações industriais, isso deveria continuar ?

Se sua planta considerar exclusivamente materiais de tubulação de metal, as alternativas viáveis estão sendo ignoradas. Os sistemas de tubulação de cloreto de polivinila clorado (CPVC) apresentam vantagens significativas sobre o metal em ambientes propensos a escamação.

Saiba mais da escamação em sistemas de tubulação de metal e CPVC abaixo.

 

O que é escamação e quais são as consequências relacionadas?

Tubo de aço com escamaçãoA escamação, que é um acúmulo de íons em torno das paredes internas, é uma ameaça significativa para a tubulação industrial. Ao longo do tempo, essa acumulação restringe o diâmetro do tubo, sufocando o fluxo.

A escamação pode fazer com que seu sistema experimente vários efeitos colaterais prejudiciais, como:

  • Perda na eficiência da bomba.
  • Aumento de pressão dentro do sistema.
  • As escamações podem escorrer e entupir filtros ou contaminar o próprio líquido.

 

Em primeiro lugar, o que causa a escamação?

Certos níveis de pH e faixas de temperaturas, diferentes íons metálicos são solúveis, permitindo que flutuem através de sistemas de tubulação com pouco ou nenhum problema.

No entanto, se o fluido em que um metal é dissolvido caio fora do seu nível de solubilidade, os íons podem sair da solução e fixar nas paredes de um tubo de metal. Esses íons se acumulam ao longo do tempo para criar o que se parecem escamas em torno do interior do tubo.

Processos que envolvem magnésio, cálcio, ferro, alumínio e sílica tendem a estar em maior risco de escamação. O cálcio, por exemplo, tem uma gama de solubilidade muito estreita, criando uma enorme propensão para abandonar uma solução e, assim, fixar as paredes de um tubo de metal.

 

O papel da instalação na prevenção da escamação

A escamação tende a ocorrer onde existe um redemoinho no fluxo. Estes redemoinhos podem ser encontrados perto de imperfeições no tubo, como em torno de emendas e flanges. À medida que o líquido gira em torno desses redemoinhos, desenvolve-se uma concentração de íons, aumentando a probabilidade de escamação.

Para ajudar a limitar a chance de escamação, são necessárias técnicas e equipamentos de soldagem especializados. Estes trabalhadores habilidosos e experientes podem criar soldas de emendas de tubulação metálica lisa. No entanto, esses talentosos trabalhadores estão em alta demanda e, consequentemente, podem custar muito caro.

Mesmo assim, soldas de emendas perfeitas não resolverão o problema de escamação. As tubulações metálicas sempre correm o risco de acumulação de escamação onde os líquidos se acumulam ou diminuem no sistema.

 

Escolha o CPVC para evitar preocupações com a escamação

Com o CPVC, não há preocupação com a escamação. Os elementos dentro do material termoplástico simplesmente não atraem os íons metálicos, mantendo o interior do tubo livre de acumulação.

Para evitar preocupações como taxa de fluxo, custos de bomba e reparos caros nas tubulações, considere o desempenho do CPVC que é o material de tubulação industrial confiável.

 

Metal x CPVC: Quer saber mais?

A tubulação de CPVC pode ser impermeável à escamação enquanto a tubulação de metal não é, mas como eles se comparam em outras categorias cruciais? Confira a nossa página de recursos Metal x Sistema de Tubulação CPVC para ver como os dois materiais se comparam quando se trata de temperatura, pressão, escamação, custo instalado, valor do ciclo de vida e muito mais. Ou você pode baixar o artigo completo em um PDF clicando no botão abaixo. 

 

New call-to-action

 

Inscreva-se no Blog