Entre em contato
A tubulação de CPVC pode ser usada com outros materiais de tubulação?

By: Jorge Solorio on Fevereiro 14th, 2019

Print/Save as PDF

A tubulação de CPVC pode ser usada com outros materiais de tubulação?

Sistema de Tubulação  |  Guia de Instalação

À medida que o CPVC se torna cada vez mais indicado em aplicações de processamento industrial, a conversa em torno de como se compara a outros materiais de tubulação cresce. Muitas vezes, somos perguntados:

Para esta publicação, em vez de comparar e contrastar as características do CPVC com outro material, exploramos os possíveis métodos de junção e usos específicos que o CPVC pode ter em conjunto com outros materiais de tubulação termoplástica ou metal.

Como o CPVC se une a outros materiais?

Quando dois materiais diferentes estão envolvidos, vários tipos de conexões de transição estão disponíveis para garantir uma conexão resistente.

 

Métodos preferidos para unir o CPVC a outros materiais

  • Flangesas flanges podem conectar facilmente uma variedade de tubos, bombas, válvulas, instrumentação e muito mais. E a tubulação de todos os materiais pode ser unida usando flanges, tornando-os o mecanismo mais comum para juntar dois materiais de tubulação diferentes, especialmente nos processos industriais. Se conectarmos a tubulação CPVC de schedule 40 ou schedule 80 às tubulações de aço, por exemplo, a tubulação de aço seria soldada a uma flange de aço e o CPVC seria soldado por solvente a uma flange CPVC antes que os dois fossem aparafusados.
  • Adaptadores com roscas: com pressões do sistema menos exigentes, os adaptadores com roscas podem ser usados. Ao empregar este tipo de conector, recomenda-se reduzir a pressão nominal de um sistema de tubulação CPVC em 50%. Além disso, essas conexões são mais vulneráveis a tensões de flexão.


Um adaptador de transição de latão é um exemplo de um adaptador com rosca. Nesse caso, o adaptador de transição CPVC soldado às tubulação CPVC, enquanto a extremidade de latão é roscada para o outro material.

 

Como NÃO unir dois materiais diferentes

Soldagem por solvente: ao unir dois pedaços de CPVC, a soldagem por solvente é o método de união preferencial.

O cimento solvente CPVC dissolve a camada molecular superior do material de CPVC. À medida que dois componentes de tubulação são pressionados juntos, as moléculas soltas se ligam uma à outra, fundindo as duas peças juntas. A resina CPVC no cimento serve para preencher qualquer brecha no material que possa existir, solidificando ainda mais a solda.

Outros materiais termoplásticos, como o estireno e óxido de acrilonitrilo (ABS) e cloreto de polivinil (PVC), também podem usar cimentos solventes. No entanto, cada tipo de cimento solvente foi desenhado para esse material específico, pelo que CPVC não deve ser unido a outro material de tubulação termoplástica com este método.
A união de dois materiais diferentes com cimento solvente  pode produzir juntas frágeis, levando a um menor desempenho e um ciclo de vida útil geral mais curto.

Do plástico ao metal rosqueado: certos tipos de adaptadores roscados são eficazes para unir plásticos a metais, mas não é recomendado o roscamento direto de um termoplástico com o metal. Por causa de que os metais são mais rígidos do que os plásticos, o metal pode esticar o CPVC além do seu limite durante o enroscamento e retirada das roscas plásticas.

 

 

Por que unir CPVC com metais?

Os materiais de tubulação termoplásticos e metálicos podem estar em conflito ao especificar um novo ou atualizar um sistema de tubulação existente. No entanto, situações específicas podem exigir que os dois sejam unidos.

  • Como uma peça de teste CPVC: produtos químicos comuns usados em processos industriais geralmente corroem os sistemas de tubulação de metal - o que pode diminuir as classificações de pressão, taxas de fluxo lentas, contaminar líquidos e causar reparos excessivos. O CPVC, enquanto isso, é inerte à maioria dos ácidos, bases e sais. Ao invés de revisar um sistema de metal e substituí-lo por completo, as plantas podem optar por instalar uma peça de CPVC de teste entre dois componentes metálicos por alguns meses para avaliar sua eficácia. No final do teste, a peça é removida e analisada quanto há sinais de desgaste.
  • Para abordar uma área corroída específica: Certos pontos ao longo de uma série de tubos metálicos podem mostrar susceptibilidade aumentada à corrosão, furos e escamação. Para abordar a questão isolada, os gerentes de planta podem instalar tubos CPVC em um pequeno trajeto para utilizar suas propriedades resistentes à corrosão nesse local.

Para ver a compatibilidade do Corzan® CPVC com mais de 400 produtos químicos, consulte a Tabela de Resistência Química Corzan® CPVC.

Para um custo-benefício adicional: o custo total dos sistemas de tubulação de CPVC é muitas vezes menor que o do aço ou outros metais quando contabilizam os custos de vida útil e de instalação. Quando o preço é um fator importante, mas certos atributos de desempenho devem ser mantidos, os desenhadores muitas vezes dão ao CPVC uma tentativa nessas situações.

Em um sistema CPVC, o metal pode ser indicado para suportar pontos pesados: como os metais podem suportar cargas mais pesadas do que os termoplásticos, os gerentes de plantas podem indicar o metal ao lado de um instrumento pesado ou válvula se a tubulação deve suportar o peso adicional por conta própria.

 

Veja como o CPVC se compara aos sistemas de tubulação de metal

Nós explicamos como um sistema de tubulação pode utilizar CPVC e tubulação de metal, mas há diferenças claras no desempenho que vale a pena analisar a fundo.


No artigo do recurso, Metal x Sistema de Tubulação CPVC - O CPVC pode superar as tubulações metálicas em aplicações industriais?, Nossa equipe de especialistas em engenharia e produtos compara a tubulação CPVC com o metal em termos de temperatura, pressão e resistência à corrosão, custo e segurança.

 

Inscreva-se no Blog