Entre em contato
Como eliminar a corrosão nos tubos em aplicações de processamento industrial

By: Jorge Solorio on Dezembro 27th, 2018

Print/Save as PDF

Como eliminar a corrosão nos tubos em aplicações de processamento industrial

Sistema de Tubulação  |  Corrosão  |  CPVC vs Aço

Esta publicação é um trecho do nosso artigo de recursos, “Metal x Sistema de Tubulação CPVC - O CPVC pode superar a tubulação de metal em aplicações industriais?

shadow-metal-alts-ebook-cover

Durante décadas, os sistemas de tubulação metálica têm sido a escolha padrão de engenheiros e arquitetos em aplicações industriais devido à sua resistência e durabilidade em ambientes de alta temperatura e pressão.

 

No entanto, a tubulação metálica não está livre de inúmeras desvantagens. Especificamente, se sua planta usa aço inoxidável, aço carbono ou outra liga para transportar líquidos, a corrosão pode ser uma preocupação real. A corrosão afeta as taxas de fluxo e a eficiência, enfraquece os tubos e pode levar a paradas inesperadas e caras.

Por outro lado, os tubos e conexões fabricados com cloreto de polivinil clorado (CPVC) são suficientemente resistentes para suportar o alto calor e a pressão dos processos industriais, sendo inerte para a maioria dos ácidos, bases, sais e hidrocarbonetos alifáticos. Isso significa que os íons agressivos que atacam as moléculas de metal fluem pelo CPVC, deixando as tubulações ilesas.

Vamos dar uma olhada em como as tubulações de metal corroem e por que o CPVC é uma solução eficaz para eliminar essa ameaça em sistemas de tubulação industrial.

 

Causas da corrosão na tubulação de metal

O principal motivo de corrosão em tubos de metal é o tipo de líquido transportado.

Os sistemas de tubulação metálicos são preservados em aplicações de processamento de água com pH neutro (não obstante a salobra e a água do mar). No entanto, assim que os níveis de pH de um líquido se estendem para fora de níveis neutros (+/- 7) ou o sal é introduzido (por exemplo, água salobra ou marinha), os metais começam a corroer e podem degradar-se relativamente rápido.

Por esta razão, os íons dentro dos líquidos ácidos (pH <7) e alcalinos (pH> 7), bem como soluções salinas, atacam elementos metálicos específicos ao nível molecular, corroendo o material. Este ataque é acelerado quando o oxigênio dissolvido está presente. 

 

Tipos de corrosão

Essa corrosão se manifesta de duas formas principais:

  • Corrosão por pite: Este Este tipo de corrosão faz com que pequenos furos(“Pites”) se formem ao longo do comprimento do tubo de metal, por isso o termo corrosão por pitting. Essa corrosão diminui a espessura da parede do tubo, reduzindo sua resistência e capacidades de transporte da pressão.
  • Corrosão da fenda: uma maior causa de preocupação, no entanto, é a corrosão da fenda. É aqui que os íons líquidos se concentram em fendas em torno de soldas, flanges e outros tipos de conexões de tubulação. O acúmulo de íons resultante pode degradar o material mais rapidamente, e é por isso que, quando os vazamentos do sistema de tubulação acontecem, tendem a ocorrer primeiro nas emenda.

A corrosão por fenda é a razão pela qual existem vários padrões para soldagem de metais, como tubos de aço inoxidável, bem como muitas técnicas de soldagem e tipos de acabamento de solda.

 

Consequências da corrosão

Os efeitos e a gravidade da corrosão dentro de um sistema de tubulação variam dependendo da aplicação, mas, em geral, a corrosão pode levar às seguintes questões:

  • A classificação da pressão diminui em função do desgaste das paredes dos tubos.
  • A velocidade do fluxo pode ser retardado exigindo mais das bombas.
  • A pureza do líquido pode ser contaminada à medida que as peças corroídas flutuam. Esta é uma preocupação significativa para aplicações com padrões de alta pureza (por exemplo, plantas semicondutoras).
  • Os custos de instalação irão aumentar, pois trabalhadores altamente qualificados são obrigados a soldar o sistema. Este nível de mão de obra vem com um custo significativo, um custo que está aumentando como os soldadores mais experientes perto de se aposentarem.

 

Outras considerações:

  • Corrosão externa: um grande problema para as plantas nas regiões costeiras é o teor de sal dentro do vapor de água que pode corroer o exterior de um tubo de metal. Em algumas áreas, as plantas recorrem a pintura de tubulações externas anualmente para proteger sua superfície.
  • Proteção de camada oxidativa: alguns metais desenvolvem naturalmente uma camada oxidativa sobre a superfície, ou aditivos podem ser aplicados manualmente para criar esta camada. Esta oxidação ajuda a fortalecer o tubo criando uma armadura em torno dele que é impermeável ao ataque. Essa armadura pode ajudar a proteger um tubo contra níveis de pH ligeiramente fora do ponto neutro, estendendo seu alcance de operação. No entanto, mesmo as camadas de oxidação não conseguem suportar ácidos e bases mais agressivos.

 

Como eliminar a corrosão na tubulação de metal

A maneira mais fácil e eficaz para a maioria dos sistemas de tubulação para eliminar a corrosão é substituir os sistemas metálicos por um material que não corroe, como por exemplo a tubulação, conexões e válvulas CPVC.

Além da resistência à corrosão, o nosso material CPVC Corzan é projetado para satisfazer as exigências de alta pressão e aquecimento a longo prazo de muitos processos industriais, oferecendo confiabilidade para a vida útil do sistema de tubulação. 

 

Metal x sistema de tubulação CPVC: quer saber mais?

A tubulação CPVC pode superar as tubulações metálicas em termos de resistência à corrosão, mas como ela funciona em outras categorias? Confira a nossa página de recursos Metal x Sistema de Tubulação CPVC para ver como os dois materiais se comparam quando se trata de temperatura, pressão, escamação, custo instalado, valor do ciclo de vida útil e muito mais. Ou você pode baixar o artigo completo em um PDF clicando no botão abaixo. 

 

New call-to-action

 

 

Inscreva-se no Blog