Entre em contato
Como o sistema de emissão de cromo da Goodrich supera os requisitos da EPA

By: Jorge Solorio on Outubro 18th, 2018

Print/Save as PDF

Como o sistema de emissão de cromo da Goodrich supera os requisitos da EPA

Sistema de Tubulação  |  Tratamento de Água  |  Estudo de caso

Quando a Divisão de Engrenagens de Transmissão da Goodrich (Aerospace Landing Gear Division) mudou o seu sistema de controle de emissão de cromo de um sistema de lavagem de embalagens molhadas para eliminadores de névoa seca, queria estar certo de que satisfazia os requisitos da Agência de Proteção Ambiental (EPA).

O fornecedor/projetista de sistemas forneceu dois sistemas separados para a Goodrich, cada um servindo metade das linhas de processamento de cromo da empresa com a capacidade de mudar de um para o outro em caso de emergência. A empresa projetou um sistema bem abaixo do padrão MACT de 0,015 mg/cu metro.

Os dois sistemas foram instalados em dezembro de 1995 e janeiro de 1996. Quando os dados de teste independentes foram coletados e tabulados em julho de 1996, ambos os sistemas foram pelo menos 10 vezes melhores do que os critérios do projetista e ainda menores do que o medidor de 0,015 mg/cu metros requerido pelo padrão MACT.

A instalação da Goodrich em Cleveland é especializada em acabamento em peças grandes e pesadas com até duas toneladas. Sua principal atividade é o trem de aterrisagem de cromo e outros componentes para a indústria aeroespacial. Ele também lida com galvanização de itens como eixos de manivelas para motores ferroviários.

A maioria dos componentes da plataforma de pouso são fabricados nas instalações de usinagem da empresa e são enviados para a instalação do trem de pouso para acabamento final, galvanização, shot peening e testes não destrutivos. 

 

De molhado ao seco: solução da Goodrich para satisfazer o padrão MACT

Nós já tínhamos um sistema de fricção molhada aqui", apontou Thomas M. Wolf, engenheiro de eletrogalvanização sênior da Goodrich. Quando chegou a hora de cumprir o padrão MACT, pareceu um bom momento para fazer uma mudança".

A Goodrich descobriu que os eliminadores de névoa seca de vários estágios se mostraram os mais eficientes para atender aos novos requisitos para menores emissões. Em tais unidades, as partículas são geralmente presas por pastilhas médias sucessivas ou "estágios", cada uma com aberturas progressivamente menores para capturar partículas cada vez menores por choque. As pastilhas são periodicamente lavadas para evitar a obstrução.

"Quando decidimos trocar, pesquisamos áreas da Califórnia, uma vez que elas possuem algumas das mais rigorosas leis de emissão. Descobrimos que as empresas que atuavam no sul da Califórnia podiam cumprir os regulamentos exigidos, e solicitamos cotações de preços destas empresas", afirmou Wolf.

A cotação do preço bem sucedido foi da KCH Services Inc., e eles recomendaram a eliminação de névoa de tipo seco e em vários estágios como a solução.

 

O maior sistema de CPVC Corzan® construído na época

Com base na experiência anterior de corrosão, os engenheiros da Goodrich sabiam que queriam coberturas de aço para o seu novo sistema. Eles especificaram a espessura do aço e o revestimento desejado tanto no interior como fora das coberturas.

Além das coberturas, o novo sistema é construído de CPVC Corzan® até o desenho do eliminador de névoa Spectra, que antes era de PVC.

"Pelo nosso conhecimento, este é o maior sistema CPVC Corzan® na América do Norte."

Thomas M. Wolf, engenheiro sênior de galvanização da Goodrich Aerospace

 

Possui o maior trabalho de tubos de CPVC Corzan® extrudado (Duto extrudado de 24 polegadas ou 600 mm até 52 polegadas ou 1321 mm nas latas), que foi fabricado à mão a partir da chapa CPVC. Todas as fases de construção foram monitoradas pelo Grupo Corzan® da Lubrizol, especialistas em produção e fabricação de CPVC Corzan® para sistemas de tubos resistentes à corrosão.

O novo sistema de controle de emissões de cromo vai diretamente dos tanques de cromagem para o telhado, que é um reequipamento de aproximadamente um terço da área de galvanização total com um preço de pouco mais de US $ 1.000.000 de dólares. Incluído no projeto estava o acabamento dos pisos para resistência à corrosão, repintar os tanques e reparar e substituir certos tanques.

Há uma boa razão para que o sistema de projeto seja dividido em duas seções - cada uma avaliada em 40.000 cfm - para servir oito tanques de cromagem, dois tanques de tira e um tanque de sulfúrico/fluorídrico variando de 1.000 a 4.000 galões.

"Nossa operação de galvanização funciona 24 horas, sete dias por semana", explicou Wolf. "Com o sistema dividido em duas seções, evitamos interrupções no trabalho. Isso é importante . Se uma seção cair, simplesmente mudamos nosso trabalho para a outra seção e depois trazê-lo de volta ".

Nas operações do sistema, o ar é retirado da parte superior de cada tanque de galvanização pelos ventiladores de 40.000 cfm no eliminador de névoa vertical (VME). Esta primeira e segunda etapa remove aproximadamente 99% das partículas de 0,05 a 0,1 mícron ou menos. O fluxo de ar é então transferido para um terceiro estágio - o estágio de coalescência - onde leva 0,3 mícron ou menos de partículas, os condensa e depois são removidas.

 

Sistema de lavagem significa menos cromo, menos águas residuais

Ao analisar o nosso sistema antigo", disse Wolf, "sentimos que havia um monte de cromo assentado, tornando o sistema mais pesado do que o normal. Solicitamos ao projetista um sistema de lavagem de tubos e cobertura juntamente com os sistemas de lavagem de eliminadores de pastilhas e névoas. Tudo isso é controlado por um simples PLC no gabinete. É autocontrole, tem suas próprias luzes de advertência e se lava automaticamente em um ciclo cronometrado ".

De acordo com o Sr. Wolf, o sistema é ativado uma ou duas vezes por dia. As pastilhas são lavadas a cada oito horas no primeiro estágio. Os últimos três estágios estão em ciclos. As duas primeiras etapas da unidade (no telhado) são lavadas uma vez a cada hora.

A Goodrich Aerospace, no entanto, aumentou os tempos de ciclo das configurações do projeto original, já que seu sistema de tratamento de águas residuais altamente eficiente é capaz de lidar com um maior rendimento. Como resultado, a Goodrich Aerospace prevê ser capaz de reciclar até 90% da água tratada. Este é um benefício adicional que eles não previram ao instalar o projeto deste sistema.

 

Agora, com cada tanque com seu próprio eliminador de névoa, estamos removendo cerca de 90% do cromo, e podemos até alimentar nossa água processada de volta ao tanque ou colocá-lo em um tanque de retenção, como fazemos atualmente, e extraímos disso quando necessário.


Nossos operadores não podiam acreditar em uma mudança na atmosfera que o novo sistema forneceu
.

Thomas M. Wolf, engenheiro sênior de galvanização da Goodrich Aerospace

 

Além de exceder excessivamente os requisitos ambientais exigidos, o Sr. Wolf orgulha-se que o novo sistema oferece melhor limpeza da empresa e um ambiente melhor para os trabalhadores.

 


Aprenda mais sobre o CPVC

Dada a pressão, a temperatura e o meio da sua aplicação, qual opção econômica proporcionará maior durabilidade? Analise mais os benefícios de materiais de tubulação alternativos em termos de custo e desempenho neste Relatório Especial de Processamento Químico.

 

Para Suporte Técnico Global: entre em contato para uma consulta técnica e processo de adequação grátis no número + 1-216-447-7397 ou por e-mail corzan@lubrizol.com

 

Faça Download do Relatório

 

Inscreva-se no Blog