Entre em contato
Como reduzir a abrasão nos tubos do processamento mineral

By: Jorge Solorio on Janeiro 2nd, 2019

Print/Save as PDF

Como reduzir a abrasão nos tubos do processamento mineral

Sistema de Tubulação  |  Mineração  |  Corrosão  |  Resistência Química  |  Resistência Mecânica

No processamento mineralé comum que os sólidos existam em uma corrente de líquido no sistema de tubulação. No entanto, quando pedras, areia, minerais ou outros compostos inorgânicos em uma lama é friccionada contra o interior de um tubo, pode ocorrer perda de material. O risco é maior nos cotovelos onde as mudanças de direção ocorrem.

À medida que a espessura da parede do sistema de tubulação é desgastada, a classificação da pressão do tubo e a integridade mecânica global podem diminuir, potencialmente levando a vazamentos de tubos ou falhas.

Quão rápido um material de tubulação se desgasta depende de duas coisas, o líquido que o atravessa e sua resistência à abrasão. A resistência à abrasão é a capacidade de um material para resistir à perda de material quando outro é esfregado contra ele. Devido à composição molecular de cada material, alguns resistem ao desgaste melhor do que outros.


Para reduzir a abrasão e preservar a qualidade da tubulação, procure otimizar as condições do sistema e os materiais de tubulação. Veja como
.

 

Condições ideais do sistema para minimizar a abrasão  

Todos os sistemas de tubulação exibem algum grau de desgaste ao longo do tempo. No entanto o tamanho da partícula, forma, dureza, concentração, densidade e velocidade em combinações específicas podem acelerar essa erosão.

Para minimizar a abrasão, as condições ideais do sistema devem incluir:

  • Velocidades mais baixas. Ter uma velocidade de líquido inferior a 1,5 m/s.
  • Partículas grandes e redondas. Com o seu impacto concentrado, partículas menores e mais afiadas são mais propensas a arranhar o tubo. Comparado a friccção de pedras ou lixa contra um pedaço de madeira; a lixa irá causar mais danos.
  • Distribuição de partículas uniforme. Idealmente, as partículas no líquido deveriam ser aproximadamente do mesmo tamanho, em vez de uma combinação de partículas grandes e pequenas.
  • Mudanças mínimas de direção. Raios de curvatura aumentados no tubo podem resultar em mudanças mais graduais na direção e no momento. Isso reduz a concentração da força em uma parte da articulação do tubo. Uma articulação de grande raio e as curvas em T são ideais para facilitar a mudança de direção.

Se você não consegue otimizar as condições acima para reduzir a erosão, sua escolha do material de tubulação se torna mais importante.

 

Como a resistência a abrasão da tubulação é medida  

Todo o material da tubulação possui um valor de resistência à abrasão. Esse valor é comumente definido pelo Teste de Abrasão Taber.

 

 

Durante este teste, uma amostra de material é exposta a uma roda abrasiva por 1.000 ciclos. A roda gira a uma velocidade definida, aplicando uma quantidade controlada de pressão e cascalho. A amostra é pesada antes e depois dos ciclos. A perda de peso resultante dá-lhe o valor da resistência à abrasão do material. Menos perda de peso se correlaciona com uma melhor resistência à abrasão.

Abaixo estão alguns materiais de tubulação comuns e seus respectivos resultados de Abrasão Taber.

 

Teste de abrasão taber

 

Os seguintes padrões industriais determinam o teste de abrasão de plásticos: 

  • Plásticos ISO 9352: Método para determinar a resistência de plástico com uma roda abrasiva.
  • DIN 53754: determinação de abrasão plástica com o método do disco abrasivo.

Seleção do material dos tubos

Os valores de resistência à abrasão do Teste de Abrasão Taber fornecem um bom ponto de partida para comparações de materiais, mas é um dos muitos fatores a serem considerados ao construir um sistema de tubulação de processamento mineral. Se você tiver dúvidas sobre o material dos tubos em processos de mineração, nossa equipe de especialistas em produtos e engenharia está disponível para uma consulta gratuita.

 

 

Inscreva-se no Blog