Entre em contato
O que acontece se alguém bater no Corzan CPVC com uma empilhadeira?

By: Jorge Solorio on Março 7th, 2019

Print/Save as PDF

O que acontece se alguém bater no Corzan CPVC com uma empilhadeira?

Sistema de Tubulação  |  Resistência Mecânica

O manual original de Desenho de Engenharia Corzan® incluiu um apêndice intitulado "Coisas que não se podem bater na tubulação CPVC". Ele incluiu itens como um bastão de beisebol, trem de passageiros e sabre de luz. Mas, primeiro nesta lista, era uma empilhadeira. Infelizmente, devido a restrições de tamanho de fichário, o apêndice teve que ser omitido..

Deixando as piadas de lado, a realidade é que os acidentes acontecem e todo o material da tubulação sofrerá algum grau de dano se sujeitado a qualquer força significativa, como um ataque direto e não provocado por uma empilhadeira.

Mas, a gravidade desse dano e o tempo de inatividade resultante podem ser limitados, especificando o material de tubulação apropriado.

 

Resistência ao Impacto

O módulo de elasticidade é uma medida da rigidez de um material. É uma propriedade inerente de todos os materiais de tubulação que expressam sua capacidade de deformar quando uma força é aplicada. O Corzan CPVC é um material flexível graças ao seu muito baixo módulo de elasticidade.

Para impactos menos severos, esta flexibilidade proporcionada pelo CPVC Corzan® e termoplásticos em geral é uma vantagem distinta em relação aos sistemas de tubulação de metal

A flexibilidade inerente do CPVC permite que ele absorva o choque de um impacto. Até certo ponto, as tubulações CPVC podem voltar a ficar em forma sem nenhum dano estrutural ao material. Além disso, o choque transferido para o sistema de conexão será limitado.

Por outro lado, o metal tem um elevado módulo de elasticidade, tornando-o muito rígido, de modo que sua capacidade de absorver um impacto é limitada.

Dependendo do tipo e intensidade do impacto, a tubulação metálica pode ser mais provável que seja amassada ou dobrada, impedindo o fluxo do líquido. Além disso, pequenas rachaduras podem se formar, diminuindo a resistência da parede, limitando as capacidades de pressão e aumentando as preocupações de corrosão.

O grande impacto ao choque também será transferido para emendas e junções adjacentes, potencialmente multiplicando a quantidade de problemas.

 

Reparação a tempo

Nenhum tubo pode suportar um impacto direto da empilhadeira, especialmente em relação a velocidade e se o motorista tiver uma ponto específico a ser acomodado. Nessas situações, a tubulação deve sempre ser substituída.

A desvantagem do metal é que você costuma contratar um instalador de tubos, e pode ser necessário reconfigurar algumas conexões ou soldas. Além disso, os sistemas de metal são inflexíveis, então alterações de alinhamento sutis podem exigir reconfigurações caras.

Para substituir seções específicas da tubulação CPVC, qualquer empreiteiro mecânico ou técnico de manutenção pode fazê-lo com treinamento menor. A tubulação também é leve e flexível para que um ou dois trabalhadores possam realizar o reparo sem equipamento especial.

Para estes tipos de reparos, o Sistema Industrial Corzan recomenda frequentemente junções mecânicas (da Victaulic). Este sulcos nas extremidades das junções dos tubos de CPVC são:

  • Rápido e fácil de instalar.
  • Classificação até 250°F (121°C) e entre 100 e 150 psi.
  • Mantenha a resistência química do sistema com a seleção adequada da junta.

Se alguém em sua instalação danificou um sistema de tubulação de CPVC Corzan® com uma empilhadeira ou qualquer outro tipo de máquina, entre em contato com nossa equipe de engenharia para obter conselhos e suporte

 

New call-to-action


Autoria da Imagem: Conformidade e Segurança