Choose Your Location:  

Support   

Entre em contato
Como escolher as juntas corretas para o seu sistema de tubulação industrial

Por: Jorge Solorio Data: 27 de Junho de 2019

Imprimir/Salvar como PDF

Como escolher as juntas corretas para o seu sistema de tubulação industrial

Guia de Instalacao  |  SISTEMAS DE TUBULAÇÕES

As juntas são cruciais em qualquer sistema de tubulação que use flanges. As juntas são colocadas entre os componentes do sistema flangeado para criar selos resistentes que impedem o vazamento e proporcionam maior confiabilidade.

Tal como acontece com o material de tubulação, a seleção e a instalação da junta desempenham papéis significativos no desempenho geral e na expectativa de vida útil de um sistema de tubulação. Especificamente, o pessoal de manutenção da planta e os engenheiros devem considerar a compatibilidade do sistema de tubulação, propriedades físicas da junta e detalhes de instalação.

A equipe de engenheiros e especialistas em produtos do Sistema Industrial Corzan® recomenda iniciar sua busca com o líquido que flui através de seu sistema.

 

Materiais de Juntas Compatíveis

As juntas estão disponíveis em uma variedade de materiais pelo simples motivo de que nenhum material pode suportar as demandas de cada aplicação.

Quando se especifica um material de junta, considere primeiro o líquido que flui através do sistema de tubulação. Ácidos, bases e sais interagem com materiais a nível molecular em suas de maneira única. Escolher um material inerte para os efeitos do seu líquido garante uma junta resistente que mantem o desempenho e a  vida útil do sistema.

Também é importante considerar o impacto do calor sobre o material. As aplicações industriais muitas vezes requerem líquidos que satisfaçam uma temperatura específica. O calor afeta todos os materiais, e quanto mais calor, mais instáveis as moléculas de um composto se tornam. Dito isto, diferentes materiais inerentemente - ou através de engenharia especializada –possuem melhor desempenho em elevadas temperaturas do que outros.

A compatibilidade com o material da tubulação em si é outra consideração. Certos materiais de junta podem reagir com CPVC, criando pequenas fraturas que enfraquecem o material e, conseqüentemente, a junta.

Os lubrificantes de juntas são frequentemente utilizados para melhorar o vedante da junta. O lubrificante incorreto pode provocar fraturas no CPVC ao longo do tempo, novamente enfraquecendo o material e a junção.

Para obter ajuda para encontrar o material de junta mais compatível, visite o Catálogo de Produtos Compatíveis, com o sistema industrial Corzan®. Esta ferramenta gratuita lista os produtos mais confiáveis para usar com seu sistema de tubulação CPVC.

 

A Propriedade Física da Junta

Além dos requisitos de compatibilidade, as características físicas da junta devem alinhar com as demandas do sistema. O Sistema Industrial Corzan® recomenda que as juntas de tubulação sejam:

  • De face inteira, cobrindo toda a superfície da flange com furos para parafusos.
  • Uma dureza de 55 a 80 de durómetro A, permitindo apenas compressão suficiente para uma vedação apertada entre flanges.
  • Um mínimo de 1/8 polegadas de espessura.

Ao garantir as juntas adequadas para o seu sistema de tubulação, a instalação adequada é o próximo passo.

 

Manutenção e Instalação das Juntas

Ao instalar uma junta, você deve aplicar a torção apropriada e apertar cada parafuso na ordem correta. Isso garante que a mesma pressão ideal seja aplicada e que as superfícies dos flanges alinhem com a junta e entre si.

O desafio com as juntas é que a pressão desigual ou insuficiente pode criar aberturas para vazamentos. Ao mesmo tempo, muita compressão pode danificar a integridade estrutural da junta, limitando seu desempenho.

Vale a pena notar neste ponto que as juntas devem sempre ser substituídas quando um flange é solto para manutenção ou reparo. A maioria das juntas industriais não são projetadas para a repetição de compressão.

 

Requisitos de Torção do CPVC

A torção adequada é importante para a instalação da junta e para garantir que a flange ou a união da válvula não sejam danificadas. Demasiada compressão pode comprometer estruturalmente o material da junta e colocar uma tensão excessiva no flange. Para os tubos Corzan® , nossos engenheiros determinaram a torção apropriada do parafuso de flange para vários tamanhos de tubulação.

 

 

portu_bridastuberia_torquetornillo

 

A ordem de torção é o passo final na instalação adequada. Ao apertar os parafusos na ordem correta, você garante que a pressão seja uniformemente aplicada sobre a junta e o flange. Para os tubos Corzan®, seguindo um padrão típico ao apertar os parafusos, garante que as superfícies do flange estejam totalmente nivelados um contra o outro.

 

Flanges da Tubulacão

 

Para dúvidas sobre seleção ou instalação de juntas, entre em contato com nossa equipe de especialistas em produtos e engenharia

Inscreva-se no Blog