Entre em contato
Como é a soldagem do CPVC por solvente em clima quente

By: Jorge Solorio on Março 14th, 2019

Print/Save as PDF

Como é a soldagem do CPVC por solvente em clima quente

Sistema de Tubulação  |  Guia de Instalação  |  Cimento Solvente

Existem alguns métodos disponíveis para unir tubos e conexões CPVC, mas a soldagem por solventes é freqüentemente recomendada como a solução ideal por causa da ligação forte e confiável que ela forma entre as peças contínuas do material.

O cimento solvente não é cola — é um composto químico que solta as moléculas de superfície do material de CPVC, libertando-as para se ligarem às de outra peça de CPVC. O resultado é uma junta totalmente fundida que mantém as capacidades de resistência química, temperatura e pressão do material original.

Para atingir a resistência ideal da junta, o cimento solvente deve suavizar adequadamente o material da superfície, e deve-se permitir tempo suficiente para o ajuste e a cura. A cura é quando o solvente se desprende ou evapora, permitindo que a nova união formada seque e endureça.

Em aplicações em clima frio, o cimento solvente e as moléculas de CPVC diminuem a velocidade, exigindo mais solvente para amaciar o material e mais tempo para curar ou endurecer a junta. Por outro lado, em ambientes quentes, as moléculas aceleram, criando diferentes desafios potenciais para os instaladores.

Seguindo algumas orientações simples, as juntas CPVC podem ser soldadas por solvente a temperaturas superiores a 95°F (35°C).

 

Guia para instalação em clima quente

Ao aplicar cimento solvente a tubos e conexões em dias quentes em ambientes de alta temperatura, nosso fabricante parceiro, Weld-On, recomenda seguir estas dicas:

  • A luz solar direta pode aumentar a temperatura da superfície do material em 20° - 30°F (10° - 16°C), portanto, mantenha a tubulação, a conexão e o cimento solvente na sombra o máximo possível.
  • Se possível, tente criar ligações durante as partes mais frias do dia (manhã ou noite).
  • Resfrie as juntas com um pano molhado antes de aplicar o cimento solvente. No entanto, verifique se as superfícies das juntas estão secas no momento em que o solvente é aplicado.
  • Agite e misture bem o cimento solvente antes de aplicar para garantir uma mistura consistente.
  • Os solventes se juntam a superfícies quentes mais rapidamente e mais profundamente do que superfícies mornas ou frias. Então, tome cuidado extra para evitar a formação de poças dentro das articulações.
  • Como o solvente evapora mais rapidamente em altas temperaturas, tenha certeza de que as superfícies das juntas ainda estejam molhadas com solvente quando conectadas. Caso contrário, o solvente não se soltará adequado das moléculas de superfície do CPVC.

 

Tempos de preparação do cimento solvente em clima quente

Depois que o cimento solvente tiver sido aplicado e o tubo for empurrado para dentro da conexão, deve-se dar o tempo adequado para o ajuste. Durante um tempo definido, o tubo não deve ser movido. Os tempos de ajuste recomendados diminuem à medida que a temperatura aumenta.

A seguir, a tabela onde os cientistas do Corzan® CPVC dizem quanto tempo é recomendado permitir que uma junta seja definida com base na temperatura e no tamanho do tubo:

 

Tempo para cura CPVC Corzan 

 

Tempos de Cura do Cimento Solvente em Clima Quente

Uma vez fixado, o tubo e as conexões podem ser movidos, mas a junta deve curar completamente antes que o sistema possa ser totalmente pressurizado. Similar aos tempos definidos, os tempos de cura são menores nos ambientes mais quentes. Além disso, sistemas de baixa pressão requerem menos tempo de cura.

A tabela a seguir detalha os tempos de cura por temperatura e tamanho do tubo.

 

portu_tiempos_curado_1_img2-1

 

Ambiente úmido e quente

A umidade é frequentemente relacionada ao calor e a umidade também tem um efeito direto nos tempos de cura do cimento solvente. Quanto mais úmido for um ambiente, menor o espaço disponível no ar para o solvente evaporar.

A regra geral aqui é que os tubos em ambientes úmidos ou molhados devem curar por mais 50% do tempo determinado. Portanto, se a tabela acima recomendar 15 minutos, o tubo deve curar pelo menos o mínimo de 22,5 minutos.

Para qualquer dúvida sobre os tempos específicos de ajuste e cura para uma aplicação e ambiente, a equipe Corzan CPVC recomenda dirigir-se ao fabricante de cimento solvente.

 

Saiba mais sobre o cimento solvente para CPVC

Para obter mais informações sobre o uso de solvente de cimento para soldar tubos de CPVC, confira estes recursos:

 

Se você tiver alguma dúvida sobre o cimento solvente ou a solução adequada para sua aplicação, nossa equipe de especialistas em produtos e engenharia está pronta para conversar.

 

Inscreva-se no Blog

 

© 2018 Lubrizol Advanced Materials, Inc. All Rights Reserved.