Entre em contato
Nem todos os sistemas de tubulação CPVC tem o mesmo desempenho

By: Jorge Solorio on Novembro 1st, 2018

Print/Save as PDF

Nem todos os sistemas de tubulação CPVC tem o mesmo desempenho

Sistema de Tubulação  |  CPVC vs PVC

Desde a sua introdução no mercado em 1959 pela The Lubrizol Corporation, o cloreto de polivinila clorado (CPVC) provou ser uma alternativa atraente aos tradicionais sistemas de tubulação metálica industrial para uma variedade de ambientes de processos químicos.

O CPVC é inerte para a maioria dos ácidos minerais, bases, sais e hidrocarbonetos alifáticos, o que elimina preocupações com corrosão e escamação. Além disso, o CPVC oferece alta resistência ao impacto, capacidades de pressão e temperatura de distorção de calor (HDT), tornando-o ideal para aplicações industriais difíceis.

Ao escolher o material CPVC, os processos industriais podem melhorar a vida útil do sistema de tubulação, reduzir os custos de manutenção e reduzir o tempo de inatividade.

Mas é importante notar que nem todos os CPVC oferecem o mesmo nível de desempenho e o CPVC não deve ser confundido com as capacidades limitadas da tubulação de cloreto de polivinila (PVC).

 

Por que o CPVC é inteiramente diferente do PVC

As vantagens distintas das tubulações industriais CPVC resultam da estrutura molecular única do material. O CPVC é um homopolímero de PVC que foi submetido a uma reação de cloração. No PVC, um átomo de cloro ocupa 25% dos locais de ligação na estrutura de carbono, enquanto os restantes locais são preenchidos por hidrogênio.

O CPVC difere do PVC na medida em que cerca de 40 % dos locais de ligação na estrutura são preenchidos com átomos de cloro, enquanto os restantes 60 % dos locais disponíveis são preenchidos com hidrogênio. Os átomos de cloro que cercam a estrutura do carbono do CPVC são grandes átomos que protegem a corrente do ataque.

Molécula de CPVC vs molécula de PVC

Esquerda: Mólecula de CPVC  | Direita: Mólecula de PVC

São as moléculas de cloro adicionais que protegem a estrutura de carbono do polímero, que por sua vez protege sua integridade estrutural contra o calor. O aumento da resistência ao calor permite que o CPVC ofereça excelente desempenho em altas pressões de operação.

Aplicações do CPVC: Essas propriedades também são o que fazem com que os tubos e conexões industriais CPVC sejam adequados em uma ampla gama de aplicações industriais:

Onde a resistência à corrosão e a resistência mecânica são preocupações primárias, o CPVC deve ser considerado.

 

Por que nem todos os CPVC são iguais

Embora o CPVC como um material de tubulação industrial tenha uma história longa e comprovada, nem todos os sistemas de tubulação industrial CPVC funcionam igualmente. Embora alguns benefícios de CPVC sejam comuns, independentemente do fabricante (incluindo peso leve, facilidade de instalação, baixa condutividade térmica), os compostos de CPVC são frequentemente diferenciados pelo nível de desempenho que eles fornecem.

Os compostos CPVC são feitos com resinas base com diferentes pesos moleculares e diferentes teores de cloro, além de diferentes aditivos que podem afetar a resistência química e o desempenho a longo prazo.

Da mesma forma que dois tipos diferentes de tubos metálicos industriais provavelmente funcionarão de forma diferente, é seguro assumir que dois tubos industriais CPVC feitos de compostos diferentes produzirão resultados diferentes. Por este motivo, é importante verificar com seu fornecedor de tubulação industrial para determinar que tipo de testes foram realizados nesse composto de CPVC específico.

O Sistema Industrial Corzan® e nossos fabricantes parceiros testaram o desempenho do nosso material em comparação a centenas de produtos químicos diferentes para determinar seu desempenho a longo prazo.

 

Tubos de cpvc Corzan

Confira o gráfico de resistência química, CPVC Corzan®, que lista a compatibilidade do CPVC Corzan® com mais de 400 produtos químicos e compostos. 

Além disso, o Sistema Industrial Corzan® e nossos fabricantes passaram por diferentes tipos de testes em relação a:

  • Requisitos mínimos de pressão de ruptura
  • Tolerâncias dimensionais
  • Requisitos de tensão residual
  • Requerimentos de impacto de queda
  • Teste de propriedades de fusão

Você não deve assumir que os resultados do teste de um composto CPVC serão paralelos aos resultados de um composto diferente.

  

Configuração norma ASTM

A ASTM estabeleceu uma série de normas para verificar o desempenho a longo prazo de tubos de CPVC, conexões e cimentos solventes. A seguir estão três das muitas normas que o CPVC Corzan® satisfaz:

  • ASTM F439: Especificação Padrão para Conexões e Tubos Plásticos Clorados (Cloreto de Vinil) (CPVC), Schedule 80. 
  • ASTM F441: Especificação Padrão para Tubos Plásticos Clorados (Cloreto de Vinil) (CPVC), Schedule 40 e 80. 
  • ASTM F493: Especificação Padrão para Cimento solvente para tubos e conexões de plástico clorado (cloreto de vinil) (CPVC).

Para obter uma lista completa de normas aplicáveis ao CPVC Corzan®, visite nossa página de especificações gerais

 

Outras considerações

Embora a maior parte deste artigo seja dedicada a explicar as diferenças químicas e físicas entre vários compostos CPVC, vale a pena notar outras considerações críticas que podem afetar o desempenho a longo prazo de um sistema de tubulação industrial. Esses incluem:

O Sistema Industrial Corzan® e os nossos fabricantes parceiros oferecem serviços abrangentes de engenharia, incluindo a capacidade de realizar testes de resistência química para aplicações específicas.

Por quase 60 anos, os Sistemas de Tubulação CPVC Corzan® forneceram confiabilidade às aplicações industriais mais exigentes. Também oferecemos um programa de garantia de qualidade para assegurar um desempenho consistente e um perfil de propriedade uniforme.

Tubos de CPVC Corzan

 

Agende uma consulta grátis

Para saber mais sobre o CPVC Corzan® e se o nosso material for adequado para o seu processo industrial, agende uma consulta gratuita com nossa equipe de especialistas em produtos e engenharia. Entre em contato conosco hoje.

 

Inscreva-se no Blog