Entre em contato
Por que a tubulação CPVC é uma escolha sustentável

By: Ricardo Reis on Janeiro 17th, 2023

Print/Save as PDF

Por que a tubulação CPVC é uma escolha sustentável

CPVC  |  Sustentabilidade

Muitas empresas têm políticas corporativas relacionadas à sustentabilidade, e incentivam os funcionários a procurar e especificar produtos sustentáveis, que por sua vez são ​​fornecidos por empresas comprometidas com a responsabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Ainda que os sistemas de tubulação possam ser instalados na superfície ou no subsolo, onde não são tão visíveis, eles desempenham um papel importante em ajudar as empresas a atingirem suas metas de sustentabilidade.

Pensando em sustentabilidade, uma análise do ciclo de vida do produto pode ajudar a identificar o melhor material para tubos e conexões a serem utilizados - desde as matérias-primas aplicadas na fabricação até o uso do produto e seu eventual descarte no fim da vida útil.

 

CPVC vem da água do mar

O cloreto de polivinila clorado (CPVC) é um termoplástico produzido pela cloração da resina de cloreto de polivinila (PVC). Dois terços do peso da resina de CPVC provêm do sal extraído da água do mar (salmoura), que é um dos recursos mais abundantes da Terra. Apenas um terço da resina é derivada de recursos petrolíferos.

Os plásticos, em geral, representam apenas 3% do consumo de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. O CPVC é feito de subprodutos resultantes do refino deste mesmo petróleo.

Como consequência desse aproveitamento do refino, os requisitos totais de energia para a produção de CPVC são menores do que para outros materiais, já que possuem um menor teor de petróleo. O gráfico a seguir compara o consumo de energia para vários materiais de tubulação.

Energia necessária para produção CPVC
 

 CPVC = cloreto de polivinila clorado

HDPE = Polietileno de alta densidade (PEAD)

PP = Polipropileno

PS = Poliestireno

PET = Polietileno tereftalato

 

 

Além disso, a tubulação de CPVC possui outras duas vantagens bastante significativas. Como seu peso relativo é aproximadamente um oitavo do peso de uma tubulação de metal de mesmo diâmetro, o CPVC utiliza menos combustível fóssil para o frete. Além disso, não há necessidade de equipamentos movidos a combustível para concluir a instalação de uma tubulação de CPVC. Um sistema de tubulação como este geralmente pode ser instalado por duas pessoas usando cimento solvente de baixo VOC para uni-los.

Os VOCs (volatile organic compounds, ou compostos orgânicos voláteis) são considerados poluentes perigosos, sendo alguns deles altamente tóxicos e cancerígenos. Portanto, a inalação destes compostos pode ocasionar danos à saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo.

 

CPVC é uma escolha reciclável

A tubulação de CPVC é um termoplástico, o que significa que pode ser reciclada durante o processo de fabricação, bem como no mercado de reposição de produtos acabados. Os sistemas de CPVC podem ser reciclados como tubos de drenagem ou até mesmo como perfis de janelas.

Empresas de reciclagem especializadas (específicas de cada país) coletam o material de tubulação que não foram utilizados e seriam descartados e moem em pellets e grânulos, que podem ser usados ​​em produtos como enchimentos de piso, revestimentos de piso, bandejas de cabos, lombadas e tapetes de carro.

 

A tubulação Corzan® CPVC é uma escolha responsável

Os tubos e conexões de CPVC Corzan® têm requisitos de energia mais baixos, ao mesmo tempo em que emitem menos gases do efeito estufa, quando comparados a outros materiais de tubulação. Isso foi o que constatou o Life Cycle Inventory (LCI) da Production of Plastic and Metal Pipes for Use in Three Piping Applications. Além disso, como as tubulações e conexões de plástico são mais resistentes à corrosão, é provável que durem mais e reduzam a necessidade de substituição de materiais.

A Lubrizol, como pioneira no fornecimento da tecnologia de CPVC no mundo, está continuamente comprometida em identificar novas maneiras de conservar recursos e reduzir o uso de energia. As pesquisas realizadas de maneira independente pela companhia visam fornecer informações sobre como produtos específicos afetam o meio ambiente, começando com as matérias-primas e continuando na fabricação, uso e descarte do produto.

 

LCA CPVC Corzan

Uma dessas pesquisas desenvolvidas foi uma avaliação do ciclo de vida dos sistemas de tubulação Corzan® realizada na América do Norte. O resultado é um relatório que avalia os impactos ambientais da fabricação ao descarte do sistema, incluindo a utilização de matérias-primas, quais as etapas necessárias durante a fabricação, transporte do produto, uso e estágios de fim de vida. A avaliação foi realizada por uma agência terceirizada, a ERM, e foi revisada pelo Dr. Walter Klöppfer, editor-chefe do International Journal of Life Cycle Assessment. Para obter uma cópia do LCA do CPVC Corzan®, entre em contato conosco.

O CPVC Corzan® possui todas as características básicas de um CPVC comum mas, devido a sua formulação fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento, possui algumas vantagens perante outros concorrentes. Por seus compromissos ecológicos, o CPVC Corzan® ganhou uma certificação +Vantage Vinyl™ Verified GreenCircle e um certificado Home Innovation NGBS Green Certified™.

 

Créditos LEED

como funciona a certificação LEEDMuitos projetos novos buscam a certificação LEED para mostrar sua eficiência energética, qualidade da água, esforços de conservação de recursos e muito mais. Escolher CPVC Corzan® pode contribuir para ganhar créditos LEED em quatro categorias de Materiais e Recursos, bem como duas categorias de Inovação em LEED v4 BD+C:

 

  • Materiais e recursos: divulgação e otimização de produtos de construção, declarações ambientais de produtos – os especificadores podem ganhar 1 ponto por incluir pelo menos 20 produtos de cinco fabricantes diferentes com material de divulgação que consiste em uma declaração específica do produto, uma EPD ou um programa aprovado pelo USGBC.

  • Materiais e recursos: divulgação e otimização de produtos de construção, otimização de vários atributos – os especificadores podem ganhar 1 ponto por usar produtos que atendam a um dos vários critérios por 50%, por custo, do valor total de produtos permanentemente instalados no projeto. Os materiais da estrutura e do invólucro não podem constituir mais de 30% do valor dos produtos de construção conformes.

  • Materiais e Recursos: Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, Desvio – Os especificadores podem ganhar 1-2 pontos usando materiais de construção e demolição não perigosos recuperados e/ou recuperados.

  • Materiais e Recursos: Cuidados de Saúde, BPT Redução da Fonte: Chumbo, Cádmio e Cobre – Os especificadores podem ganhar 2 pontos especificando substitutos para materiais fabricados com chumbo e cádmio.

  • Inovação: Avaliação de risco e exposição humana de materiais de construção – Os especificadores podem ganhar 1 ponto usando pelo menos 5 produtos diferentes instalados permanentemente de pelo menos dois fabricantes diferentes com avaliação de risco validada e exposição para cada substância.

  • Inovação: Análise Integrativa de Materiais de Construção – Os especificadores podem ganhar 1 ponto usando pelo menos três produtos diferentes permanentemente instalados que tenham uma análise qualitativa documentada dos impactos potenciais à saúde, segurança e meio ambiente do produto em cinco estágios do ciclo de vida do produto (produto montagem/fabricação, instalação do produto na construção, uso do produto, manutenção do produto, fim da vida útil do produto/reutilização).

Os sistemas de tubulação industrial Corzan® têm um histórico comprovado de desempenho nos últimos 60 anos e foram usados ​​com sucesso em uma ampla gama de aplicações industriais em todo o mundo. Essas são apenas algumas das características quem fazem com que o CPVC Corzan® seja a escolha certa quando se pensa em sustentabilidade para um projeto industrial.

 

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para uma consulta gratuita e tire todas as suas dúvidas.

 

Alguns dos detalhes neste blog foram retirados de How Proper Piping Material Selection Can Reduce Harmful Biofilm Formation.