Entre em contato
Quais produtos de construção são quimicamente compatíveis com o Corzan®?

By: Jorge Solorio on May 23rd, 2019

Print/Save as PDF

Quais produtos de construção são quimicamente compatíveis com o Corzan®?

Guia de instalação  |  ferramentes

Ao longo do processo de construção, uma série de produtos utilizados, como: selantes de rosca, juntas e isolamento podem entrar em contato com os componentes do sistema de tubulação.


Cada um desses produtos inclui sua própria composição química única que permite que ele sirva uma função específica dentro do sistema maior. Por exemplo, as juntas combinam polímeros e lubrificantes para formar uma vedação uniforme e duradoura entre as conexões de flange.


O desafio para os engenheiros é que certos produtos químicos, quando em contato com um material de tubulação por exemplo, aço ou CPVC, podem enfraquecer o material e causar uma falha prematura. Em outras palavras, para garantir a vida útil mais longa para seu sistema de tubulação, é importante selecionar produtos auxiliares que ofereçam a maior compatibilidade com o material de tubulação.

Precisa identificar os produtos compatíveis ou incompatíveis com Corzan® ?

 

Saiba mais

 

Entendendo a compatibilidade

Em um nível molecular, o CPVC é formado pelo emaranhamento de moléculas de cadeia longa. Quando um tubo, chapa ou outro material CPVC quebra, isso significa que uma dessas cadeias críticas se separam.

A separação do CPVC pode ser o resultado de tensão mecânica ou efeitos químicos fortes.

  • As tensões mecânicas são traumas físicos que podem surgir da pressão da tubulação interna ou problemas de instalação como suportes excessivamente apertados, junção deficiente ou flexão da expansão térmica.
  • Efeitos químicos fortes ocorrem quando produtos químicos incompatíveis separam a cadeia molecular do CPVC por meio de solvatação, plastificação ou algum outro processo químico. Poucos polímeros se quebram apenas por meio de produtos químicos.

Quando uma combinação de tensão mecânica e química causa falha, é conhecida como quebra de tensão ambiental.

Poucos materiais são considerados completamente compatíveis ou incompatíveis. A maioria das substâncias cairá em algum lugar entre esses dois extremos.

Por exemplo, o metanol seria considerado um material mais incompatível porque requer uma menor tensão adicional para causar falha. Um produto químico como o etilenoglicol, no entanto, requer uma quantidade significativa de tensão para quebrar o material, o que significa que é um produto químico mais compatível.

 

Determinando a compatibilidade

A compatibilidade de todos os produtos auxiliares incluindo vedantes de rosca, materiais de supressão de fogo, juntas, isolação de tubos, devem ser verificados para compatibilidade com o CPVC antes da utilização.


O Programa compatível com o sistema FBCTM foi construído para facilitar a carga sobre especificadores e instaladores ao pesquisar e selecionar produtos que podem ser usados com o Corzan® e outras marcas de CPVC da Lubrizol.


Uma vez que a quebra de termoplásticos é dependente de múltiplos fatores, todos os produtos listados são submetidos a análise de formulação e testes físicos rigorosos em contato com o CPVC.

Para se qualificar para inclusão no programa, cada produto deve:

  1. Ser testado por um laboratório de terceiros.
  2. Não ter sua formulação alterada após o teste.
  3. Ter suas instalações de fabricação auditadas anualmente por laboratório terceirizados.

 

Encontre produtos compatíveis com o CPVC

Elimine a adivinhação e acesse o programa de compatibilidade do sistema FBCTM para verificar uma biblioteca de produtos listados como compatíveis ou incompatíveis com o Corzan®.

 

Saiba mais