Entre em contato
Resistência do CPVC aos ácidos: sulfúrico, nítrico, clorídrico e fosfórico

By: Jorge Solorio on Março 27th, 2018

Print/Save as PDF

Resistência do CPVC aos ácidos: sulfúrico, nítrico, clorídrico e fosfórico

CPVC  |  Resistência Química

Ácidos são comumente usados por plantas industriais para uma variedade de aplicações, desde o ajuste do pH até a fabricação de outros produtos químicos industriais importantes. Alguns dos ácidos mais comuns incluem: sulfúrico, nítrico, clorídrico e fosfórico.

Esses ácidos são substâncias agressivas que podem ser altamente corrosivas para certos materiais. Metais tendem a corroer rapidamente quando expostos a ácidos em relação a alguns termoplásticos. Além disso, a alta pressão e o calor de muitos processos industriais tendem a agravar essa corrosão.

No caso do CPVC de alta qualidade, o alto nível de cloro na cadeia polimérica ajuda a protegê-lo dos efeitos degradantes dos ácidos. Dito isto, a degradação do material e a corrosão podem ocorrer com o tempo. A gravidade é amplamente baseada na qualidade do material e na temperatura de operação, bem como na concentração e no tipo de ácido.

Devido à corrosividade dos ácidos minerais, considerações especiais devem ser feitas ao serem transferidas e ao armazená-las em uma instalação industrial.

Deterioração do CPVC

Antes de mergulhar na compatibilidade do CPVC com ácidos específicos, precisamos abordar como os produtos químicos podem afetar o material do CPVC. Os ataques químicos ao CPVC ocorrem por meio de dois mecanismos primários: degradação geral e corrosão por rachaduras por tensões localizadas.

  • Degradação Geral: A degradação geral ocorre quando a resina de CPVC ou ingredientes compostos no material são alterados ou destruídos por um produto químico. Esta degradação é frequentemente caracterizada por descoloração e empolamento do tubo, folha ou revestimento da superfície .
  • Corrosão por Rachaduras por Tensões Localizadas: A corrosão por rachaduras por tensões localizadas no CPVC segue um mecanismo semelhante à corrosão sob tensão de metais. A tensão localizada no material de CPVC pode aumentar os efeitos do ataque químico, estimulando a propagação de rachaduras a partir da área enfraquecida.

A gravidade da degradação é muitas vezes dependente da temperatura, pressão, concentração do meio, tensão aplicada ao material, qualidade da produção, qualidade da fabricação e qualidade do composto de CPVC.

 

O CPVC é a escolha certa para sua aplicação?

O Sistema Industrial Corzan® fornece uma classificação de resistência geral do nosso material com ácidos específicos. Além disso, nossa equipe de engenharia recomenda que os clientes consultem o fabricante dos produtos de tubulações, chapas e revestimentos para a resistência.

 

Ácido sulfúrico e CPVC

O ácido sulfúrico (H2SO4) é um ácido forte e amplamente utilizado em várias indústrias. A maior parte do ácido sulfúrico é produzido entre 93 e 98% de concentração, mas pode ser diluído com base na aplicação. Em aplicações de ácido sulfúrico especialmente no composto de CPVC, a qualidade do produto importa. A importância da qualidade aumenta à medida que a concentração de calor e ácido aumenta.

Um tubo feito de resina CPVC e ingredientes compostos de baixa qualidade é muito mais suscetível aos efeitos degradantes do ácido sulfúrico, algumas vezes com duração de apenas alguns meses. O ácido sulfúrico também é conhecido por atacar o CPVC em áreas onde a fusão ideal não foi alcançada durante a produção ou fabricação. Técnicas de processamento adequadas e material de alta qualidade podem fornecer uma vida útil longa e confiável, potencialmente durando anos a mais que as alternativas de metal.

 

Resistência do CPVC ao ácido sulfúrico

Ácido nítrico e CPVC

O ácido nítrico (HNO3) é um ácido forte que é mais comumente disponível em concentrações de até 68%. A degradação do CPVC causada pelo ácido nítrico vem na forma de clareamento e decapagem da superfície do material. O CPVC Corzan® oferece excelente resistência à degradação do ácido nítrico até certo ponto, mas à medida que a temperatura e a concentração aumentam, aumenta também a degradação.

Por essa razão, o Sistema Industrial Corzan®recomenda a redução da temperatura de aplicação, se possível, pois isso pode ajudar a retardar o mecanismo de degradação a uma taxa aceitável.

 

Nitric-Acid-CPVC-Chart

Ácido Clorídrico e o CPVC

O ácido clorídrico (HCl) é um ácido forte e amplamente utilizado que é tipicamente produzido em concentrações de até 38%. O CPVC Corzan® oferece excelente resistência a todas as concentrações de HCl dentro da faixa normal de temperatura de operação do material.

 

Resistência do CPVC ao ácido clorídrico

Ácido Fosfórico e o CPVC

O ácido fosfórico (H3PO4) é considerado um ácido fraco, mas ainda pode ser corrosivo para certos materiais. O CPVC Corzan® possui excelente resistência a todas as concentrações de ácido fosfórico dentro do conjunto geral de trabalho do material.

 

Phosphoric-Acid-CPVC-Chart

O CPVC Corzan® nas aplicações ácidas

Para obter mais informações sobre os recursos do CPVC Corzan® para aplicações ácidas, confira os seguintes estudos de caso e recursos:

Ou veja a  Tabela de Resistência Química do Corzan CPVC, que analisa a resistência do CPVC Corzan com mais de 400 produtos químicos e compostos.

 

Inscreva-se no Blog